o País do Beisebol

"O país do futebol também tem espaço para o beisebol. Apesar de não ser muito conhecido por aqui, o esporte chegou ao Brasil no início do século XX, quando empregados da Light, Companhia Telefônica, Consulado dos Estados Unidos e de outras empresas estrangeiras se reuniam para jogar.. "

 O boom da modalidade ocorreu entre 1910 e 1920, quando o país contava com uma liga amadora bem ativa. Alguns relatos afirmam que as partidas ocorridas por algumas equipes atraíam mais público que os jogos de futebol. Simultaneamente a esse processo, os imigrantes japoneses também trouxeram a cultura do beisebol ao Brasil, praticando-o principalmente no interior de São Paulo, em suas colonias, onde trabalhavam na lavoura. 

Colonização.

"A presença de estádios em Londrina (Paraná) e em Ibiúna (São Paulo) retrata bem esse período histórico. Os times do interior foram fundamentais para a posterior formação de uma federação, inicialmente comandada pelo jornalista Olímpio de Silva e Sá "

A modalidade teve bons momentos até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, que começou em 1939 e terminou em 1945. O conflito generalizado provocou, no Brasil,  a proibição da reunião pública e uso de línguas e costumes por parte de imigrantes japoneses, alemães e italianos.  Os Japoneses, por exemplo, tiveram que manter suas tradições e costumes de uma maneira  quase que clandestina. Reuniam-se então nas colonias, aos finais de semana, onde uma das diversões era ensinar e jogar beisebol com os filhos.

Depois desse período, especificamente em 24 de setembro de 1946, foi fundada a Federação Paulista de Beisebol. Provavelmente, por conta da proibição governamental sobre  reuniões publicas, pode ter desmotivado os cidadãos Brasileiros pelo "esporte japonês e americano".  Mesmo assim, os colonos japoneses não desanimaram e mantiveram a chama deste esporte em alta.  Como se tratava e algo cultural, até o consulado Japones apoiava e incentivava. 

Conte-nos mais

Construção do Beisebol

"A proximidade entre os políticos paulistanos da época e as colônias japonesas produtoras de alimentos e abastecedoras dos mercados. e mais a importância da  manutenção da cultura Japonesa para o consulado do pais, pode ter contribuído para a construção do estadio "Mie Nishi" para a comemoração dos 50 anos da Imigração Japonesa"

Fundado em 1958, o Estádio Municipal Mie Nishi possui importância fundamental na história do beisebol brasileiro. A partir da construção do local, o primeiro construído pela administração pública em toda a América Latina, surgiram diversos novos times para a prática desse esporte. Nas décadas de 1960 e 1970, seleções de países considerados potências no beisebol, como o próprio Japão e os EUA, visitaram o Brasil e aproveitaram para impulsionar a prática desse esporte. Nas décadas de 1980 e 1990, a Seleção Brasileira passou a se destacar em suas categorias de base. O bom momento foi coroado por títulos no Mundial Infantil de Beisebol (1990) e Mundial Juniores de Beisebol (1993). Para completar, o Brasil conquistou ainda o Sul-americano na modalidade no ano de 2005. Já no esporte irmão, o Softbol, que foi criado para ser um esporte "indoor" e devido a popularidade em alguns países também teve que ser jogado "outdoor",  o Brasil teve inúmeras conquistas. A seleção Brasileira de Softbol é: 5º no Ranking América (Norte, Central e Sul),  4º Lugar - No Qualifier Olímpico de 2019 (Canadá), Penta Campeãs Sul-americanas (nos anos de 2016, 2017,2018, 2019,2020),   Atual Vice-Campeã (2022);  4º Lugar - Jogos Panamericanos de 2019 (Canadá) ;4º Lugar  no "I Panamericano Sub15 (Lima, Peru) o que Classificou  a seleção Sub15 para a Primeira copa do mundo sub15  (Toquio, Japão).

Você se interessa por esse esporte?

O Estádio Municipal Mie Nishi está aberto todos os dias para quem deseja conhecer melhor o beisebol. e caso você tenha interesse pode procurar um clube na sua cidade.
Também é possível assistir a competições nos finais de semana. Aproveite as oportunidades!.